Seguidores

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Concorra!!!


3 de abril de 2014

O exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) vai ser aplicado, pela primeira vez, em países africanos. Os interessados têm até às 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 3, para se inscrever para a prova pela internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (http://portal.inep.gov.br). 

Na África, as provas do Celpe-Bras ocorrerão em Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau, República de Cabo Verde e África do Sul, de 8 a 10 de abril.
A avaliação é escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral, produção escrita e leitura. Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa a partir de pequenos textos, fotos e quadrinhos.
De acordo com a pontuação obtida, o participante é classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

As provas do Celpe-Bras vão ocorrer em Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau, República de Cabo Verde e África do Sul, ainda no primeiro semestre.
Reconhecimento – O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. O exame é realizado em 22 postos aplicadores no Brasil e 47 no exterior. O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Confira os locais dos postos aplicadores no Edital nº 7, de 19 de março.
Fabiana Pelles
Ascom/Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário