Seguidores

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Ministro de Estado guineense visita UnB

Embaixadora Eugénia Saldanha, Ministro Aristides Ocante da Silva, Prof. Ivair dos Santos

De passagem por Brasília depois de participar numa conferência em Montevidéu (Uruguai), o Ministro de Estado da Função Pública, Reforma do Estado, Trabalho e Segurança Social Aristides Ocante da Silva, fez uma visita de cortesia, na última semana, ao Centro de Conivência Negra da (CCN)da Universidade de Brasília, acompanhado pela Embaixadora Eugénia Saldanha. Num encontro realizado na sala de reuniões da CCN, o ministro Aristides Ocante da Silva, conversou com o Professor Ivair dos Santos, coordenador do CCN, acompanhado pelo seu staff entre eles o secretário do Centro, Gaudêncio Pedro da Costa e Quebá Carimo Sanhá, ambos guineenses graduados na UnB.
Na reunião, tanto o ministro que supervisiona a área social (educação, saúde cultura e desporto) do executivo de transição guineense, como o coordenador do CCN manifestaram o interesse de se estabelecer uma relação de cooperação entre a Universidade de Brasília e as Universidades Amílcar Cabral e Colinas de Boé da Guiné-Bissau. Nesse sentido, está sendo elaborado um termo de cooperação que deverá ser assinado ainda este ano, pelas três instituições e que deverá oficializar e organizar ações de planejamento, implantação, acompanhamento e avaliação de programas de estudos e pesquisas entre as instituições.
Professor Ivair dos Santos aproveitou a ocasião para apresentar o projeto de criação do Laboratório de Estudos e Pesquisas Amílcar Cabral (LEPAC), que funcionará na Universidade de Brasília (UnB) e irá ser constituída por docentes, pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação da UnB, cujo interesse fundamental é a compreensão de questões relativas ao continente africano e às relações entre o Brasil e a África, a partir de múltiplas perspectivas e temporalidades.
No LEPAC, estarão abrigados eixos de estudos e pesquisas voltados para temas específicos que manterão intercâmbio constante por meio de discussões que envolverão pesquisadores guineenses , africanos e brasileiros e visa o aprofundamento das abordagens acadêmicas e a expansão das conexões entre a universidade e espaços extra-acadêmicos, sejam eles políticos, econômicos, culturais ou educacionais. Esta iniciativa pretende ser lançada em setembro do próximo ano, num evento em que se celebrará, os 90 anos do nascimento do líder histórico guineense Amílcar Cabral, na UnB.
No final o ministro de Estado Aristides Ocante da Silva, congratulou a iniciativa da criação do LEPAC e aconselhou os mecanismos para que o LEPAC seja associada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) da Guiné-Bissau que é considerado um centro de pesquisa de excelência na África Ocidental.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário