Seguidores

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O estudante Delmar Siga está em LIBERDADE

Esta bandeira nos UNE

COMUNICADO
A Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil apresenta os seus respeitosos cumprimentos a Comunidade guineense residente no Brasil e, aproveita o ensejo para comunicar que, foi libertado no inicio da tarde de hoje o estudante guineense Delmar N’Taquina Lopes Siga, aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFRJ). O estudante Delmar Siga foi preso supostamente em flagrante delito, no dia 15 de agosto, sob a alegação de roubo de aparelhos de telefone celular, de duas vítimas em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.

Tendo em conta a sua condição de estudante estrangeiro, negro, a nossa Representação Diplomática se empenhou em garantir que fossem preservados os seus direitos constitucionais e sua integridade física e moral, afastando dessa forma qualquer hipótese de procedimento de fórum preconceituoso ou racial.

A Chancelaria guineense no Brasil aproveita ainda esta oportunidade para agradecer profundamente o Defensor Público Estadual Dr. Felipe Almeida, pela dedicação e determinação com que seguiu este caso.

Agradecemos também a pronta intervenção das autoridades brasileiras nomeadamente o Embaixador Paulo Cordeiro Subsecretário-Geral para Assuntos Africanos no Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) e o Dr. Eloi Ferreira de Araújo, Subsecretário de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, e de uma maneira especial gostaríamos de agradecer à Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nomeadamente a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, pela excelente entrega e articulação junto da Defensoria Pública. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário