Seguidores

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dilma defende ‘relação cada vez mais forte' entre Brasil e África

  Em Salvador, ela comemora Ano Internacional dos Afrodescendentes.
    Presidente se reuniu com líderes da América Latina, Caribe e África.

A presidente Dilma Rousseff defendeu neste sábado (19) uma relação “cada vez mais forte” entre o Brasil e países da África. Ela cumpre agenda em Salvador, onde participa do Encontro Iberoamericano de Alto Nível em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes.
“[Os africanos] Trouxeram para cada uma de nossas nações a sua contribuição. Temos, portanto, essa relação [com países da África], que tem que ser cada vez mais forte. Estamos olhando para a raiz da nossa cultura”, disse em fala de abertura da reunião de líderes da América Latina, Caribe e África.
Segundo Dilma, os africanos tiveram papel fundamental na formação do povo brasileiro. Ela citou o Censo 2010, que aponta que mais de 50% da população brasileira se declara afrodescentende.
A presidente chegou ao evento acompanhada do governador da Bahia, Jaques Wagner. Os presidentes do Uruguai, José Mojica, do Cabo Verde, José Carlos Fonseca e da República da Guiné, Alpha Condé, o primeiro-ministro de São Vicente e Grandinas, Ralph Gonsalves e o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, estão presentes na reunião, no Palácio Rio Branco.
Após o evento, Dilma recebe as autoridades que participam do encontro em um almoço no Covento do Carmo, no bairro do Santo Antônio, no centro da cidade. O cantor Gilberto Gil e a ministra da cultura do Peru, Susana Baca, fazem uma apresentação musical para o grupo depois do almoço.
Ainda nesta tarde, a presidente do Brasil participa de encontros bilaterais com com os chefes de estado que estão na capital baiana para o Afro XXI. Dilma está em Salvador desde sexta-feira (18). Ela chegou à capital baiana por volta das 15h para participar da cerimônia de lançamento do PAC Mobilidade Grandes Cidades.
De acordo com o Itamaraty, o objetivo principal do encontro é "dar maior visibilidade às contribuições sociais, culturais, políticas e econômicas dos afrodescendentes aos países da América Latina e do Caribe". Os líderes pretendem ainda debater políticas públicas estratégicas de inclusão dos afrodescendentes "nos diversos contextos nacionais".
Fonte: G1

Um comentário:

  1. Olá,
    Que bom que a nossa presidenta esta defendendo a relação entre Brasil e àfrica.Isto é de uma importância sem igual.Mesmo não sendo fâ da nossa presidenta, axei formidavel esta ação da qual esperamos que seja satisfatórias,para ambos paises e povos.
    Adorei vir aqui e já sou seguidora.
    Abraços.
    http://wwwavivarcel.blogspot.com/

    ResponderExcluir