Seguidores

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Embaixada da Guiné-Bissau no Brasil lamenta morte de universitário em MT


Estudante africano foi espancado e morto em um bar em Cuiabá. Família ainda não decidiu se o corpo será levado para Guiné-Bissau.
A Embaixadora da República da Guiné-Bissau no Brasil, Eugénia Saldanha Araújo, divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira (23) na qual lamenta a morte do estudante do curso de economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Toni Bernardo da Silva, 27 anos. Ele morreu após ter sido espancado até a morte na noite de quinta-feira (22), em um bar no bairro Boa Esperança, em Cuiabá.

Os três suspeitos, um empresário e dois policiais militares, foram presos em flagrante. O caso está sendo investigado criminalmente pela Polícia Civil de Mato Grosso e administrativamente pela Polícia Militar. A Embaixada de Guiné-Bissau também comunicou que está acompanhando o caso. “A nossa missão diplomática informou ainda que está em curso diligências junto das autoridades brasileiras para o apuramento das causas da morte do referido estudante”, declarou.

Ainda conforme informações da Embaixada da Guiné-Bissau que funciona há quatro meses no Brasil, a família do estudante recebeu as informações nesta sexta sobre o homicídio. No entanto, os familiares que procuraram a Embaixada do Brasil em Guiné-Bissau ainda avaliam se será feito o translado do corpo do jovem da capital para o país de origem. O corpo da vítima, até o fechamento desta reportagem, continua no Instituto Médico Legal (IML) em Cuiabá.

A embaixadora Eugênia Saldanha foi informada da morte do estudante ao receber um e-mail enviado por amigos de Toni Bernado. Em Cuiabá, 13 estudantes guinenses estudam na UFMT por meio do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). A assessoria da Embaixada disse que os jovens se mantêm nas cidades brasileiras com recursos próprios e recebem apoio simbólicos das instituições de ensino.

Toni iniciou o curso de economia em 2006 e deveria terminá-lo em 2011. No entanto, ele foi desligado do programa em fevereiro de 2011 por não estar cumprindo as exigências estabelecidas pelo convênio, entre elas, manter a frequência escolar.

O caso
O estudante africano Toni Bernardo da Silva, 27 anos, morreu após ser espancado em uma pizzaria, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Os suspeitos podem ser indiciados por homicídio, segundo informou a polícia. Já o corregedor da PM, Joelson Sampaio, disse que os policiais suspeitos de envolvimento no caso estão presos no 3º Batalhão na capital.

Segundo o boletim de ocorrência da polícia, a vítima chegou ao estabelecimento por volta das 23h de quinta-feira. No local, ele começou a pedir dinheiro aos frequentadores da pizzaria. Em uma das mesas, o universitário esbarrou em uma mulher. O namorado dela, um empresário de 27 anos, e os dois PMs que estavam à paisana no local, retiraram à força o universitário do estabelecimento e começaram a agredi-lo com socos e pontapés, até a morte. Uma testemunha ouvida pelo G1 disse que ele foi espancado por cerca de 10 minutos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário